Wednesday, August 15, 2007

Sobre a influência dos ornitorrincos na minha vida

Mainha tem um diário, na verdade um livro, onde ela escreve minhas proezas desde o dia em que nasci. Folheando este caderninho - que tem a capa azul, daqueles cadernos de brochura que tem o espaço pra por o nome e série na capa – li uma parte que me fez pensar.

“Hoje a professora Tereza me chamou atenção para um comentário de Mbéni na sala de aula, disse que estava encantada com a criatividade e capacidade de argumentação dela. Disse-me que ao perguntar que bicho Mbéni mais gostava ela prontamente respondeu: “ornitorrinco”, a professora abismada com a pronuncia correta do nome por uma criança de 5 anos lhe perguntou porque e a sua resposta foi: “Porque ele é um monte de bicho em um só”. Lembrei então, que ela tem um livrinho que conta a história de um ornitorrinco e é o livro que ela mais gosta... “
(e o texto segue com coisas que não importam aqui nessa história)

Enfim, cheguei a conclusão que eu sempre fui diferente, afinal, que criança se apaixona por um ornitorrinco, o normal é achar que aquele bicho é feio que nem o cão, mas não, eu sou apaixonada até hoje, acho o animalzinho mais lindinho de todos. E talvez, justamente, por ele ser diferente, por ele “não saber que bicho que é” que goste tanto assim, eu me identifico sabe, essa coisa de não saber se é mamífero, ovíparo ou sei lá o que. É... o ornitorrinco é multifacetado, ele é várias coisas numa só, “um monte de bicho”, talvez seja isso, eu sou um monte de gente em uma só, talvez por isso essa confusão, mas isso já é esquizofrenia...

4 comments:

angelic fruitcake said...

tem horas que a gente se pergunta por que é que não se junta tudo numa coisa só.

- TM

Lais Mouriê said...

Bela reflexao!

:**

Fernandamonteiroc said...

adorei.

Anonymous said...

Isso não é esquisofrenia! É simplesmente uma visão panorâmica quando na verdade todos só tem uma perspectiva só.. u.Ù

(ó céus, acho que tô com muito Salvador Dali na cabeça O.O)

Gostei do texto.. É bonitinho.. Queria ter um diário assim também! =/