Tuesday, July 31, 2007

eu preciso sair daqui

Eu nunca gostei muito de morar em Salvador, nada contra as pessoas daqui não, não me entendam mal. Mas é que essa coisa de sol, calor, uiá Bahia não é pra mim não. Eu até acho bonita a cidade – claro que esquecendo as barracas-favelas na praia de piatã e a orla abandonada. Mas mentalizando só o mar a coisa fica linda. Mas é que, sabe como é, não dá pra mim não. Aqui é tudo planejado pra quem gosta do calor, do sol, da praia, da areia entre os dedos dando agonia, do salitre estragando o computador mais cedo, pra quem gosta de axé e de ir pra’s festas de camisa colorida.
Essa coisa do calor mesmo, quer ver que eu tenho razão: os engenheiros que projetaram os pontos de ônibus, coisa singela, acham que Salvador é quente e ensolarada nos 365 dias do ano, afinal aquilo ali entra água e vento por todos os lados, sem falar que nem sombra faz.
A pessoa entra no ônibus e tem que aturar batuque no fundo do buzú e sorrir, pq se fizer cara feia ou algum comentário: “cole minha tia, sorria, você está na Bahia”. Vem cá, quer dizer que o fato de ser baiana, soteropolitan implica em gostar de axé, pagode e batuque? Implica em não ter sequer um minuto de paz, de reflexão sem que ouça uns “ai delicia” por aí?
Pra mim já chega, já deu. Quero o caos aéreo, preciso sair daqui, enfrento até 3 dias de espera no aeroporto 2 de julho, mas eu preciso de férias de salvador.

2 comments:

Fernandamonteiroc said...

ihhh, esse negócio de pagodinho na parte de trás do ônibus tem no Rio tb... pense em uma hora de viagem, praça xv - riocentro( o famoso 268) aguentando isso!?

Anonymous said...

Olá,

Ah, olha só! Então você também é soteropolitana?! Pronto, o seu texto disse tudo! Aqui em Salvador, só tem programação para quem curte muito sol, axé e pagode mesmo.

Sinto falta de uma orla mais estruturada em termos de opções de lazer e aproveitamento da paisagem, sinto falta de shows e espetáculos diversificados, sinto falta de artesanato local, sinto falta de programação cultural, sinto falta de livrarias e comércio especializado, sinto falta de parques seguros...

A verdade é que não me sinto bem em pensar assim da minha cidade, pois aqui é o meu lar, mas confesso que é o que sinto. Não me sinto acolhida aqui.

Enfim, Salvador é bela sim, pelas suas paisagens, mas ainda precisa ser mais aconchegante para atender as diferenças dos seus habitantes. E me identifiquei muito com o seu texto.

Beijos